Título: A Grande Rainha
 Autor: Sérgio Roberto de Paulo
ISBN: 978-85-7679-841-5
Páginas: 368
Editora: Novo Século
Lançamento: 2012



Sinopse- No planeta de Micropella reside uma menina simples e humilde, Aara, que foi aclamada como a Grande Rainha de Brenor, graças ao seu espírito puro. Era o ano de 1074 quando Mitrax, o principal líder dos anjos, decide se apoderar dos cristais de diferentes poderes espalhados entre os reinos. Ele envia os seus exércitos na captura desses objetos, liderados pelo príncipe gigante Tipreus e pela maga degenerada Meissa. Para enfrentá-los, Aara conta com a amizade do mago Aldebaran, professor da Ordem de Lumerae, e de seu escudeiro, o hilário Gdu. Neste primeiro livro da série A saga de Mitrax, que se situa na Era dos Grandes Reis e Rainhas, monstros, magos imortais são alguns dos grandes desafios. E a personalidade complexa dos elfos, ondinas, salamandras, entre outros, é explorada a fundo, afirmando-se como uma trama rica, de grande diferencial da literatura fantástica.

...

Escrever essa resenha foi bem difícil não pelo fato do livro ser ruim, muito pelo contrario o livro é bom e tem tantos detalhes. 
Um dos meus receio foi de que o autor não conseguisse juntar todos os elementos no livro de forma clara e cativante, e isso aconteceu logo no começo do livro...
Aara é uma jovem de 16 anos que tem como dom e hobby ajudar as pessoas com ervas medicinais e medicamentos naturais que ela mesma produz, ela é orfã e sofre nas mãos de seu padrasto, o que me irritou muito. A Vila onde ela mora é atacada pelo exército de Mitrax e ela ao tentar salvar a vila( só para variar) acaba fugindo para a zona proibida da Floresta Velha,  é nesse ponto que nos somos levamos a um mundo novo e mágico, já que até então só conhecíamos a Vila pacata e uma Aara de 16 anos bondosa, e agora estamos de frente com o Reino de Brenor e Aara se descobre uma Rainha com poderes e dons muito maiores do que ela e nós mesmo podíamos imaginar!
Aara se descobre a Grande Rainha de Brenor  a Rainha de Copas, a Terceira.
Além das batalhas, das mágias, o amor é tratado de forma terna e carinhosa sem perder o foco do livro sem ser cansativo ou clichê demais, é na medida certa da época.
Um dos pontos mais altos do livro são os personagens e o vínculo de amizade que eles tem, ou melhor que Aara cria.
Ela logo de cara faz amizade com os filhos do rei sem mesmo saber quem são, e juntos tentam retornar ao castelo de Belária mas são atacados por gnomos é onde ela conhece Gdu.
Gdu é o rei dos gnomos e tem uma richa com o Rei Elendar, mesmo nenhum dos dois se lembrando o por que de tudo isso, ou seja dá para notar o quão engracados estes dois são! mas nada disso impede que ele logo se encante pela Aara, ele é o primeiro a descobrir que ela é a Grande Rainha e não desgruda dela um segundo, se tornando seu fiel escudeiro, é meu personagem favorito, ele é cativante e muito positivo sempre contanto historias fantásticas.
Temos Aldebaran o mago do reino e tutor das crianças, de inicio é possível notar seu desagrado e desconfiança em relação a Aara, ele não aceita logo de cara que ela é a Grande Rainha, mas no decorrer da estória isso muda também, já que ele se torna o responsável por ensianar a ela os Doze Mandamentos , já que o dever dos Grandes Reis e Rainhas é impedir que Mitrax consiga o controle de Brenor e envenene as pessoas com suas falsas promessas de felicidade falsa.
Mitrax é o senhor dos mortos, mas agora ele quer também ser o senhor dos vivos e está retornando das cinzas depois de ter sido derrotado pelo primeira Rainha Anahar.
Gostei do livro pelo fato de tudo ser bem explicado e nada ficar faltando, mas, por ser assim se torna meio cansativo...Um  os mistérios e lendas de Mitrax são bem expostas, mas o cotidiano de Aara também, pois acompanhamos a sua chegada ao reino, seus amores, suas descobertas e sonhos, suas indecições de qualquer garota da idade dela tem, mas também a vida de uma Grande Rainha com seus dons, lutas, batalhas e confrontos.
Tudo tem uma boa explicação.
Recomendo este livro a todos que gostam do genero de estórias medievais e para quem não gosta também, espero que todos leiam e assim como eu possam ser tão envolvidos com o livro, como fui de certa maneira 
Por: Kely Xavier ♥


Deixe um comentário